Antigos Alunos e Antigas Alunas

Confederação Mundial AADB

As associações de antigos alunos surgiram espontaneamente. Por ocasião da festa onomástica de Dom Bosco, a 24 de junho de 1870, o antigo aluno Carlos Gastini procurou reunir alguns antigos colegas do primeiro Oratório. Logo a partir de 1874 começaram a organizar-se "convénios anuais" a fim de se encontrarem com Dom Bosco que lhes traçou um importante programa: "Sede cidadãos honrados e bons cristãos".

Em 1908, nasce de entre um grupo de antigas oratorianas de Turim (Via Cottolengo, 33), guiadas pelo bem-aventurado Filipe Rinaldi e por Catarina Arrighi, o grupo das Antigas Alunas tendo em vista a promoção cristã, moral e social da mulher. É esta uma das notas específicas da ação das Antigas Alunas de Maria Auxiliadora.

Os antigos alunos têm no coração a memória de um encontro com S. João Bosco Bosco ou com S. Maria Mazzarello, nas suas casas: um tesouro de valores transmitidos, acolhidos e vividos nas mais variadas situações de vida. Os Antigos Alunos ou Antigas Alunas de uma obra formam as uniões locais, coordenadas pela Federação Nacional e pela Confederação Mundial. A associação procura aprofundar os valores da educação recebida; promover e defender os valores inerentes à pessoa e à família; inserir-se ativamente no mundo cultural, social e político, e nos organismos humanitários; favorecer a educação dos jovens; educar para a solidariedade; e colaborar no âmbito da paróquia.

Em Portugal estão presentes em quase todas as obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.


© 2014 Família Salesiana