Filhas de Maria Auxiliadora

Filhas de Maria Auxiliadora

Poucos anos depois da fundação da Sociedade de S. Francisco de Sales, Dom Bosco quis proporcionar uma resposta semelhante de educação integral no estilo do sistema preventivo destinada às jovens das camadas populares e mais pobres. Assim a 5 de agosto de 1872 nasce oficialmente o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, fundado por Dom Bosco e por Maria Domingas Mazzarello, Santa italiana originária de Mornese. Maria Domingas Mazzarello torna-se a primeira superiora. As FMA deverão ser um monumento vivo da devoção a Maria Auxiliadora.

As Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes em 94 países, nos cinco continentes. As Salesianas, como também são conhecidas, são mais de 13.000, têm 1.401 comunidades, organizadas em 82 províncias religiosas (estatísticas referentes a 2014).

Em Portugal trabalham 121 Irmãs e têm obras em Abrantes, Arcozelo, Areosa, Cascais, Estoril, Faro, Paranhos da Beira, Setúbal, Vendas Novas e Viana do Castelo. A sua ação vai desde a Creche, ao Pré-Escolar, ao 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, aos Lares, às Atividades de Tempos Livres, à catequese, à animação paroquial, ao apoio religioso a idosos e doentes e obras sociais.


© 2014 Família Salesiana