Notícias Mundiais - Família Salesiana


Ucrânia | RM apela à paz e agradece solidariedade

by SNFS | mar 10, 2022

RM | UcrâniaO Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem a toda a Família Salesiana sobre a situação na Ucrânia. No texto divulgado pela Agência de Notícias Salesiana, o Reitor-Mor apela à paz na Europa e agradece a solidariedade que os salesianos de várias partes do mundo têm ajudado a canalizar para o apoio imediato à população ucraniana.

“Também nós, Família Salesiana de Dom Bosco, e eu pessoalmente, em nome de todos, sentimos o dever de gritar ‘não à guerra’, de implorar e de rezar para que este conflito termine e a paz regresse depressa”, afirma o Superior Geral dos Salesianos, condenando a violência e as mortes. “A perda de vidas humanas não pode nunca ter justificação, porque são a mais sagrada criação de Deus. Choramos estas mortes. Choramos por aqueles que choram a morte dos seus familiares. Sofremos com estas vidas interrompidas e pelos muitos feridos”. Ao mesmo, lembra que “existem milhões de russos que não querem a guerra; e que só os seus governantes desejam fazê-la”.

Por outro lado, o Reitor-Mor sublinha a crescente onda de solidariedade que tem surgindo e que os salesianos têm ajudado a canalizar nomeadamente através do gabinete de emergência da Congregação e da coordenação das Procuradorias Missionárias Salesianas. Para além destas iniciativas de recolha de bens e de ajuda monetária, os salesianos estão a preparar o apoio para a fase posterior à emergência.

No texto, o Pe. Ángel informa ainda que está em contacto com os Provinciais da Ucrânia, Pe. Mykhaylo Chaban, e da Polónia do Sul, Pe. Marcin Kaznowski.

O Reitor-Mor termina a sua carta pedindo a todos que rezem fervorosamente a Deus por intercessão de Maria Auxiliadora, “Nossa Senhora dos tempos difíceis”, como a chamava Dom Bosco. “Rezemos fervorosamente pelo fim da guerra”, conclui.

Os Salesianos estão no país desde 1990 e têm atualmente obras em Kyiv, Lviv e Dnipro, pertencentes à Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia, de rito grego-católico; e as presenças de rito latino em Bibkra, Peremyshliany, Zhytomyr, Korostyshiv e Odessa, que pertencem à Província da Polónia do Sul, com sede em Cracóvia. As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) também têm três obras na Ucrânia, em Lviv, Odessa e Kyiv.

Em Portugal a campanha de angariação de fundos da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano prossegue. Para contribuir, pode enviar o seu donativo através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano através de transferência bancária, MB Way, cheque ou vale postal.

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana