ANS Roma | No início da Quaresma, uma comunidade paroquial perguntou sobre a existência de uma via-sacra com reflexões de textos de S. Francisco de Sales. Graças à colaboração do Pe. Paulo Mojoli, de Cremisã, para os textos e da Prof.ª Elena Cristino, para as imagens, idealizou-se uma ‘Via Crucis’ (Via-Sacra) e uma ‘Via Lucis’ (Via da Luz), com os passos bíblicos que marcam as respetivas 14 Estações e com tópicos dos escritos de S. Francisco de Sales. Não são comentários diretos dos episódios evangélicos, mas breves extratos dos seus escritos, aptos para acompanhar a reflexão e a oração da 'Via Crucis' e dos ícones pascais que se contemplam na 'Via Lucis'.
Entre as várias iniciativas que se propõem para recordar o 400.° Aniversário da morte de São Francisco de Sales esta está certamente em sintonia com o seu espírito e ajuda a sintonizar o coração com o amor de Deus, sobretudo neste tempo que está no centro da caminhada do ano litúrgico.
Graças ao trabalho dos tradutores, é possível oferecer estas duas propostas nas cinco línguas mais difundidas na Congregação (italiano, inglês espanhol, francês e português).
Para o português pode clicar abaixo para as apresentações on-line em modo interativo
VIA CRUCIS VIA LUCIS
ou as versões PDF, que pode ser descarregada:
VIA CRUCIS VIA LUCIS
Além disso, o Pe. Maurizio Palazzo, mestre de capela da Basílica de Maria Auxiliadora, interpretou o Lema deste ano com a composição de um
canto. Sobre a música, Elena Cristino realizou um vídeo,
acessível aqui.
A arte e a beleza são linguagens em plena sintonia com o espírito de São Francisco de Sales e ajudam a manter viva a mensagem que o Reitor-Mor propôs à Família Salesiana para celebrar e redescobrir o patrimônio carismático do santo que Dom Bosco nos indicou como inspiração e modelo: “Fazei tudo por amor, nada por força”.