Notícias Mundiais - Família Salesiana


FMA | Conhecer a Ucrânia, uma contribuição para a paz

by SNFS | abr 07, 2022

FMAZagreb (Croácia). A Comunidade São José de Zagreb, da Inspetoria Eslovena-Croata Maria Auxiliadora (SLC), organizou um encontro para jovens sobre o tema: “Conhecer a Ucrânia, uma contribuição para a paz”.

Na Croácia vivem quase 2.000 ucranianos pertencentes à Igreja Greco-Católica de rito bizantino, em comunhão com a Igreja Católica de Roma. A Comunidade das FMA convidou seu Bispo, Dom Milan Stipić, para explicar a situação na Ucrânia e compartilhar a experiência de acolher os refugiados ucranianos. O encontro, junto com as FMA da Comunidade, contou com a participação das jovens do Período de Verificação e Orientação (PVO), uma representante da pensão universitária “Laura”, um grupo de jovens da Paróquia Salesiana de Santa Maria da Liberdade e alguns ex-alunos das FMA.

Na introdução, Dom Stipić apresentou a história da Ucrânia e a situação sócio-político-cultural. Ele ilustrou sua estrutura religiosa, a partir de sua própria experiência de alguns anos de vida na Ucrânia no seminário greco-católico. Referiu-se também à perspectiva cristã da paz, falando do desafio e da necessidade de construir a paz, não como uma iniciativa de curto prazo, mas como um processo educativo mais articulado, que inclui o cuidado com a dimensão espiritual das pessoas, a partir do qual vem o amadurecimento de uma mentalidade. De fato, à paz se educa e nos educamos.

Explicou que, na base de um espírito de paz, está o diálogo entre os povos, entre as Igrejas e entre as religiões: a perspectiva cristã é sempre teológico-espiritual-integral. A paz de uma pessoa, em todas as suas dimensões, é o primeiro passo na escada para a paz autêntica, concluiu Dom Stipić.

Em seguida, os jovens foram convidados a compartilhar seus pensamentos sobre a paz nos grupos e como, concretamente, criar uma mentalidade de paz na vida cotidiana, segundo um estilo de vida evangélico, porque do coração da pessoa, das famílias, das comunidades, das paróquias se inicia a educação para a paz.

Nas perguntas ao Arcebispo Stipić, os jovens se interessaram pela relação entre as Igrejas na Ucrânia, pois perceberam algumas semelhanças que unem o povo croata – há 30 anos provado pela guerra – e o povo ucraniano. As/os jovens também puderam ouvir o testemunho de um jovem seminarista greco-católico da Ucrânia que falou sobre a situação a partir de seu ponto de vista e de sua vocação.

O encontro terminou com um momento de oração pela paz de toda a humanidade, especialmente para com os povos em guerra. As/os jovens, lendo suas intenções de paz, acenderam uma vela em sinal de solidariedade e proximidade com quem sofre. Após a bênção do Bispo, permaneceram para um momento de partilha espontânea, demonstrando grande interesse por esta temática.

Fonte: www.cgfmanet.org

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana