Notícias Mundiais - Família Salesiana


Sudão do Sul – "Rádio Dom Bosco 91.0 FM": há 12 anos uma rádio salesiana proclama o Evangelho em Tonj

by SNFS | abr 11, 2022

RádioANS Tonj | A "Rádio Dom Bosco 91.0 FM" foi durante algum tempo apenas um sonho do salesiano missionário nigeriano P. Cyril Odia. Mas em 5 de fevereiro de 2010, o sonho se transformou em realidade e o mesmo salesiano se tornou o seu primeiro Diretor.

O lema da Rádio é "Proclamar o Evangelho", e de fato todos os programas e emissões se concentram na proclamação do Evangelho. É uma das primeiras estações de rádio de Tonj, e é considerada uma das melhores estações de rádio da CRN – ‘Catholic Radio Network’ (Rede de Rádios Católicas), do Sudão do Sul, devido à qualidade dos conteúdos e à variedade linguística dos seus programas (transmitidos 15 horas por dia em cinco línguas: inglês, árabe, dinka, jur e bongo). A sua cobertura varia atualmente entre 90 e 120 quilômetros, mas pode ser aumentada para mais de 200 quilômetros se houver fornecimento de eletricidade.

A rádio liga e dá voz a todos os setores da presença salesiana em Tonj: Paróquia, escolas primárias e secundárias, hospital e oratório festivo.

De acordo com a sua ‘mission’, a estação de rádio proclama principalmente o Evangelho: transmite a santa Missa diária da paróquia, assim como o Ângelus, o Rosário e a Coroinha da Divina Misericórdia; dá espaço a programas sobre espiritualidade, aprofundamentos marianos, catecismo e os tradicionais pensamentos ‘da boa-noite’; mais: 90% da transmissão musical é ‘gospel’.

Como rádio comunitária, a estação salesiana também serve à comunidade. Os alunos das escolas salesianas e os seus pais recebem todas as comunicações escolares através da rádio, que possui também programas específicos para envolver crianças e jovens dos seus centros educativos.

Outros programas, como "Youth Link", ou programas esportivos são concebidos para dar espaço à realidade do oratório salesiano ativo na missão de Tonj. Nem falta matéria de valor socioeducativo – sobre saúde, violência de gênero e questões familiares – realizada em colaboração com o hospital da missão. E, através dos programas espirituais, os boletins noticiosos e os outros programas culturais, a Rádio também reporta sobre as estações missionárias coligadas à Obra de Tonj.

Além disso a emissora salesiana se orgulha de ser totalmente autossuficiente do ponto de vista econômico. Os programas subsidiados – que chegam através da CRN ou de várias ONG, assim como os programas locais do Governo e os anúncios publicitários – são suficientes para cobrir os custos diários de funcionamento da estação de rádio e dos 14 membros do seu ‘staff’.

O sonho dos responsáveis pela Rádio Dom Bosco 91.0 FM é hoje poder instalar transmissores paralelos em todas as comunidades salesianas do Sudão do Sul, para fomentar a unidade entre todos os jovens que frequentam as obras salesianas, difundir a paz e proclamar o Evangelho em todos os cantos do país.

"Se já agora, aqui em Tonj, com pequenos grupos formarmos os nossos alunos aos meios de comunicação, ao jornalismo e à comunicação de massa, poderemos certamente estender esta oportunidade a muitos outros jovens nos nossos centros - diz o P. Tamil Selva, da Obra de Tonj – . Queremos criar um centro de produção que mantenha vivas as tradições do teatro e da música no Sudão do Sul. Uma vez que estivermos bem coligados com muitas tribos, podemos muito bem preservar e valorizar o patrimônio cultural do País".

RádioRádio

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana