Notícias Mundiais - Família Salesiana


RM | "Ser sal da terra e luz do mundo"

by SNFS | abr 27, 2022

sdb-zambia-rmANS Kabwe | Uma visita de animação do Reitor-Mor não pode deixar de prever momentos com aqueles que são o centro e a finalidade da missão salesiana: os Jovens. É por isso que na manhã de hoje, terça-feira, 26 de abril, o P. Ángel Fernández Artime dedicou-se quase exclusivamente a eles, celebrando-lhes a Santa Missa e se encontrando calorosamente com os membros do Movimento Juvenil Salesiano. Outro momento significativo do dia foi a bênção da nova capela dedicada ao Beato e próximo ‘Santo’ Artêmides Zatti SDB.

Logo às 7h da manhã, o Reitor-Mor celebrou a Missa para os jovens na paróquia de Santa Maria di Kabwe. Além do grande número de jovens que foram ao local especialmente para a ocasião, também marcaram presença entre os concelebrantes o Conselheiro Regional para a África-Madagascar, P. Alphonse Owoudou, e o Superior da Inspetoria da África Oriental (AFE), P. Simon Asira Lipuku.

Na homilia, o P. Á. F. Artime fez uma ampla referência à passagem do Evangelho em que Jesus exorta os discípulos a serem sal da terra e luz do mundo. E, depois de lembrar, em particular, que os Jovens é que devem ser sempre sal e luz para a humanidade, ofereceu alguns exemplos de como o ser: trabalhar perseguindo grandes sonhos de justiça e equidade; ser bondoso e atento aos outros jovens, envolvendo-os neste movimento de amor; trabalhar com competência e dedicação evitando a corrupção; e, para quem frequenta a escola, estudar com afinco e seriedade, na sala de aula e fora dela. Pediu, por fim, que levassem aos seus respectivos lugares de origem a mensagem de que ‘são sal da terra e luz do mundo’.

Ao final da Eucaristia, o Reitor-Mor benzeu a Capela dedicada a Artêmides Zatti e tirou fotos com diversos grupos da comunidade.

Na segunda parte da manhã, foi realizado o encontro com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), da Visitadoria "Maria Auxiliadora" da Zâmbia-Malaui-Zimbábue-Namíbia (ZMB), durante o qual o Reitor-Mor conversou com os jovens do Grupo, ouvindo e respondendo a perguntas.

O encontro foi aberto pelo P. Alphonsious Hamwete, Coordenador do MJS para a Visitadoria ZMB, que falou ao Reitor-Mor acerca da vivacidade e fidelidade de seus Jovens e da alegria pela Sua visita. A Representante do MJS, Bridget Ndhovu, por sua vez, pedira ao X Sucessor de Dom Bosco que se sentisse em casa no meio deles.

O entusiasmo desses jovens foi contagiante para Reitor-Mor, entusiasmo que o acompanhará por toda a visita.

sdb-zambiasdb-zambia-rm (1)sdb-zambia-rm (3)sdb-zambia-rm (1)sdb-zambia-rm (2)sdb-zambia-rm (4)sdb-zambia-rm (5)

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana