Notícias Mundiais - Família Salesiana


Consulta Mundial da Família Salesiana 2022

by SNFS | mai 24, 2022

Consulta Mundial FS 2022

ANS Turim | A edição de 2022 da Consulta Mundial da Família Salesiana (Turim-Valdocco, 20-22 de maio) foi a mais assistida de todas: participaram da mesma 25 Líderes Mundiais dos vários Grupos, sem contar aqueles que não podendo comparecer presencialmente ganharam uma programação paralela para poderem viver a experiência à distância. O encontro representou, portanto, um momento de alto nível entre as pessoas que identificam Dom Bosco nas raízes de seu carisma e, neste ano, que marca o 400º aniversário da morte de São Francisco de Sales, permitiu mergulhar ainda mais fundo nas fontes da espiritualidade salesiana do santo bispo de Genebra e de suas intuições sobre o bem e a visitação.

Dois temas fundamentais estruturaram o trabalho da Consulta:

- os elementos da espiritualidade de São Francisco de Sales que caracterizam as Constituições/Estatutos do próprio grupo a que pertencem;

- a prática do 'bem' e da 'visitação' na ação educativo-pastoral em resposta às novas pobrezas e emergências.

Do primeiro tema, desenvolvido na sexta-feira, 20, surgiu uma reflexão em cada grupo, que levou a um exame do vínculo entre os vários fundadores, Dom Bosco e São Francisco de Sales. A fecundidade carismática destes vínculos, longe de ser integralmente abordada ao longo do final de semana, motivou os participantes a não interromperem a pesquisa, aprofundando-a ainda mais nos próximos meses e anos, certos de encontrar ainda muitos tesouros de valor.

"Pude realmente experimentar a bondade, a alegria, a humildade e a mansidão que caracterizam a espiritualidade de São Francisco de Sales, seja nos vários momentos vividos como nas atitudes de cada participante e na comunhão entre nós", comentou na ocasião a Ir. Maria Letizia, das Irmãs da Caridade de Jesus.

O segundo ponto, além de evocar os traços tipicamente salesianos e dombosquianos da benevolência, despertou, nos participantes, um renovado zelo por aquilo que era definido como a "espiritualidade da visitação". Diante das emergências atuais e em resposta às novas formas de pobreza, os grupos da Família Salesiana optaram por olhar para Maria e, assim como ela, comprometer-se ainda mais do que antes na visita às famílias, comunidades, pobres, necessitados..., na espiritualidade feita de presença e partilha, de acompanhamento e proximidade, capaz de levar a luz e o toque vivificante de Deus a quem mais precisa.

"Foi um encontro do mais alto nível, do qual pude apreciar cada passagem - acrescentou o P. Joe D'Souza SDB, Superior Geral das Discípulas - . A ocasião nos permitiu aprofundar a salesianidade olhando para São Francisco de Sales, sobretudo através da sua bondade e do seu método da Visitação para levar as almas a Deus. Este é o espírito salesiano que Dom Bosco extraiu de São Francisco e que nos transmitiu através do Sistema Preventivo".

"Foi uma experiência muito bonita. Serviu para conhecer e experimentar a riqueza da Família Salesiana e do espírito salesiano. Foi bom, não apenas encontrar pessoas de muitas partes do mundo mas acima de tudo experimentar o único carisma salesiano em suas várias formas. Pretendo participar de outras edições no futuro”, concluiu Bryan Magro, Presidente Mundial da Confederação dos Ex-Alunos (EXA-Dom Bosco).

O Reitor-Mor centrou a reflexão da homilia da Missa de encerramento do encontro, celebrada no berço salesiano da Basílica de Maria Auxiliadora, na figura do Espírito Santo, autêntico protagonista da vida da Igreja e de todas as suas manifestações. É somente com a sua intervenção que é possível explicar o caminho nascido sob o humilde galpão em Valdocco e depois multiplicado e diversificado em todo o mundo: "Graças à ação do Espírito Santo, hoje esta família religiosa difundiu-se em muitos lugares, buscando fazer o bem em nome do Senhor Jesus”, declarou o Reitor-Mor.

E concluiu lembrando a todos os participantes a importância de deixar um espaço para o Espírito Santo também nas ocasiões de discernimento, porque será sempre o Espírito a fazer durar as realidades – as quais não são somente humanas: são também de Deus.

A Consulta Mundial da Família Salesiana é um evento anual que reúne os Responsáveis ​​dos 32 Grupos que fazem parte desta Família Religiosa (mais de 400 mil pessoas – entre sacerdotes, consagrados e leigos –) todas ativamente empenhadas em servir a Igreja.

Consulta Mundial FSConsulta Mundial FS

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana