Notícias Mundiais - Família Salesiana


Congresso Internacional ADMA 2024 em Portugal, Fátima

by SNFS | mai 31, 2022

Congresso Internacional ADMA, Portugal
Foto: Congresso 2019 | Buenos Aires, Argentina

ANS Turim | No encontro final da Consultoria Mundial da Família Salesiana (FS) ocorrida em Valdocco de 19 a 22 de maio, a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) Primária, de Turim-Valdocco, anunciou com alegria, aos Superiores dos 32 Grupos da FS presentes, a data e o lugar do próximo Congresso Internacional de Maria Auxiliadora: o evento se fará em Fátima (Portugal), de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024.

O anúncio chega depois da confirmação por parte da Equipe da FS de Portugal, à qual compete a tarefa de coordenar a preparação do evento, depois de ‘receber o bastão’ no final do precedente Congresso em Buenos Aires, em 2019.

O de Fátima – lugar mariano e profético por excelência, no qual a 13 de maio de 1917, pela primeira vez, três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta), veem a Virgem Maria com um rosário na mão – será o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora.

O Congresso Internacional de Maria Auxiliadora é um momento forte, que envolve e une toda a FS, a qual deseja confiar a Maria o próprio empenho educativo, missionário e caritativo, visando chegar ao único objetivo de Dom Bosco: “Meus caríssimos filhos em Jesus Cristo, perto ou longe eu sempre penso em vocês. Um só é o meu desejo: vê-los felizes no tempo e na eternidade”.

De 1988 até hoje, se celebraram 8 (oito) Congressos Internacionais:

– 1988 - Turim-Valdocco (Itália), no Centenário de Morte de Dom Bosco
– 1995 - Cochabamba (Bolívia)
– 1999 - Sevilha (Espanha)
– 2003 - Turim-Valdocco (Itália) - Centenário da Coroação de Maria Auxiliadora
– 2007 - Cidade do México (México)
– 2011 - Czestochowa (Polônia)
– 2015 - Turim-Valdocco/'Colle Don Bosco' (Itália) - Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco;
– 2019 - Buenos Aires (Argentina)

Maria acompanhou e marcou a caminhada da FS também graças a esses encontros, que tiveram como fio condutor o de descobrir a profundidade da dimensão mariana do carisma salesiano e o de renovar a entrega a Maria Auxiliadora no empenho que têm as diferentes gerações de receber e transmitir o Dom da Fé.

O Congresso de Fátima marcará mais um passo à frente a partir exatamente da mensagem conclusiva do congresso de Buenos Aires, que o P. Ángel Fernández Artime assim sintetizara em sua fala final:

“Antes de tudo, conta a autenticidade da nossa vida e do nosso testemunho de vida… A nossa FS, sob o olhar de Maria, mulher credente, só poderá dar alguma coisa aos outros se nós dermos um exemplo de vida sadia, credível, sensível… Como ser marianos, cada um pessoalmente e na FS, pode ser sintetizado nestes itens:  

– há que sermos cada vez mais marianos, mais de Maria;
– sem Maria não seremos os filhos e as filhas que Dom Bosco sonhava. (Seremos outra coisa, mas não o ‘sonho’ de Dom Bosco.);
– temos o dever de anunciar e propor sem temores e vergonha a Jesus e Sua Mãe, Maria. (Dom Bosco tinha sempre o nome de Maria nos lábios. Os primeiros salesianos eram loucos de amor por Maria Auxiliadora. Somos assim também nós hoje?);
– na nossa trajetória, Maria não pode ser um elemento decorativo, mas essencial;
– sem Ela, a nossa educação e a nossa pastoral serão vazias, pobres, sem consistência...;
– Há que fazer mais anúncio explícito de Jesus e ter mais Maria em nossos lábios”.

Com as bênçãos de Maria Auxiliadora, inicia, pois, agora o trabalho da Equipe e de todos os que serão chamados a colaborar na preparação e êxito desse grande evento de Família Salesiana.

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana