Notícias Mundiais - Família Salesiana


Um lar que acolhe e cuida de meninas abandonadas

by SNFS | jun 09, 2022

Bolivia | Lar que acolhe ANS Cochabamba | Antes que a pequena Verônica pusesse, pela primeira vez, os pés no 'Lar María Auxiliadora', a voluntária Eden Gordon estava determinada a fazer-lhe aprender ao menos uma coisa: ‘O que se sente ao ser-se aceite e amado?’. E não há dúvidas de que Veronica recebeu a mensagem!

Eden é uma mulher que serviu nos programas de ‘Salesian Lay Missioner’, um projeto de voluntariado leigo missionário dos Salesianos dos Estados Unidos, e viveu e trabalhou com meninas órfãs e abandonadas no "Hogar María Auxiliadora", uma residência de longa duração que proporciona um ambiente seguro e estruturado, no qual as menores de 02-17 anos, podem crescer até tornar-se jovens mulheres autossuficientes e autônomas.

Localizado numa comunidade rural, a cerca de meia hora de Cochabamba, o 'Hogar María Auxiliadora' é uma obra salesiana que pode acomodar até 45 menores, e está sempre cheia. Não é tanto um orfanato tradicional, mas um,,, lar que acolhe e transforma. "Muitas das menores têm famílias e o pessoal do centro trabalha para facilitar, sempre que possível, a reinserção”, explica o P. Gus Baek, Responsável pelas ‘Salesian Missions’, com sede em New Rochelle-NY, EUA.

• O P. Baek explica também como seja frequentemente a pobreza generalizada e a falta de oportunidades de emprego em toda a Bolívia a fazeren com que alguns pais fiquem impossibilitados de alimentar ou de cuidar dos filhos. "Em todos os casos em que a reunificação não seja possível, porém, estas jovens crescem realmente no Lar, que para todos os efeitos, se torna a sua nova família", continua o Salesiano.

Verônica chegou ao Centro salesiano quando tinha apenas seis anos de idade, abandonada pelos pais sem nunca compreender por quê.

Instintivamente, Eden soube desde o início que a sua primeira tarefa devia ser a de tranquilizar Verônica acerca do seu próprio valor. Assim, nas semanas anteriores à mudança da Verònica para a residência onde a Eden é supervisora, a educadora engajou-se numa prática diária. Todos os dias ela perguntava-lhe: "Veronica, quando é que finalmente V. virá viver comigo no Hogar?"; "Quando é que virá? Estou à sua espera!’, ‘Quanto mais deverei esperar?". Este tipo de jogo transmitia tanta confiança na menina que no dia da mudança Verônica entrou na sua nova casa com um grande sorriso no rosto. E para transmitir a mensagem ainda melhor, Eden apelidou Verônica de 'Querida', de modo que toda a vez que ela ouvia chamar por Verônica sentia que havia alguém que a amava e lhe queria bem.

Hoje, graças ao serviço compassivo dos Salesianos e dos seus colaboradores leigos como Eden, Verônica e as suas colegas estão felizes no 'Hogar María Auxiliadora'. Têm uma casa em que podem crescer com segurança, são alimentadas e bem cuidadas; e com as suas necessidades básicas satisfeitas, são também capazes de redescobrir a sua infância e recuperar seus sonhos de futuro; têm também a oportunidade de ir à escola e receber uma educação, de praticar esportes e de participar de uma série de atividades culturais e educativas que lhes permitem aprender aptidões e habilitações que lhes serão úteis por toda a vida.

O "Hogar María Auxiliadora" é apenas um dos tantos programas geridos pelos Salesianos ao serviço dos menores abandonados em toda a Bolívia, e uma manifestação clara da missão salesiana para que todas as crianças possam sentir-se benquistas e amadas.

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana