Notícias Mundiais - Família Salesiana


RM | Festa da Gratidão 2022

by SNFS | jun 27, 2022

RM | Festa da Gratidão 2022ANS Turim | Mais uma vez se reviveu, no cenário que lhe é mais próprio – Valdocco – a Festa da Gratidão ao Reitor-Mor pelos Coirmãos salesianos e por todos aqueles que amam Dom Bosco. Nascida exatamente há 152 anos, no dia 24 de junho de 1870, com um ‘jogo de café’ que Dom Bosco recebeu de presente de Carlo (Carlos) Gastini e de outros ex-alunos do Oratório, hoje a celebração representa uma ocasião para que Salesianos e Membros da Família Salesiana (FS) possam agradecer ao Dom Bosco de hoje, P. Ángel Fernández Artime, por sua paternidade e governo da Congregação quanto por seu serviço de animação e testemunho.

Para a ocasião, a Comunidade dos salesianos da Sede Central Salesiana, de Roma, juntamente com a Comunidade salesiana de Valdocco, que está acolhendo o Conselho Geral, elaboraram um rico programa de celebração, que começou com as vésperas de ontem à noite e um ‘show’ de percussão no pátio de Dom Bosco.

O ponto alto da celebração ocorreu na manhã de hoje, 24 de junho, com a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor, na Basílica de Maria Auxiliadora.

"Um grande obrigado, por este momento simples e íntimo entre irmãos" – exordiou o Reitor-Mor, antes de prosseguir com uma homilia para recordar a história que originou festa anual.

Em seguida, relembrou brevemente alguns momentos centrais da vida de Carlos Gastini: a perda dos pais em tenra idade, sua chegada ao Oratório, sua escolha inicial pelo noviciado (que acabou deixando por causa de uma disfemia), sua formação em artes gráficas e, anos mais tarde, o seu retorno ao Oratório como Mestre em encadernação. "Tudo isso nos fala sobre como Dom Bosco chegava a tocar profundamente o coração de tantos de seus rapazes".

E mais uma vez o Reitor-Mor se inspirou na figura de São João Batista, Patrono de Turim, para as leituras propostas pela Liturgia da sua solenidade. É por isso que, ao falar do precursor de Jesus, ele convidou seus coirmãos a serem os primeiros a buscarem os jovens e a serem para eles, como o foi Dom Bosco, testemunhas de Jesus: "Não basta ser educadores ou prestadores de serviços sociais para os jovens – afirmou – . Realmente não posso imaginar um Dom Bosco que não desejasse ir todos os dias até aos seus jovens para dizer-lhes uma palavra ao ouvido, para convidá-los à Confissão, à Eucaristia! Não seria Dom Bosco!".

Por este motivo, pediu ousadia em propor um anúncio explícito, convencido de que "mais coragem traria mais vocações para a Congregação e para a Igreja".

Por fim, concluiu apontando a necessidade de caminhar juntos: "sozinho não se anda na Igreja, sozinho não se faz nada".

Após a S. Missa, decorreu o programa de mais homenagens ao Reitor-Mor, sob a coordenação do P. Juan Carlos Pérez Godoy, Conselheiro para a Região Mediterrânea, no Salão Sangalli, de Valdocco, à moda daquela que ocorreu na época para Dom Bosco.

Na abertura, o Sr. Marco Bay SDB, colaborador da Secretaria Geral na Sede Central Salesiana, fez um relato detalhado de como a Festa da Gratidão se deu na época de Dom Bosco.

Na sequência, se exibiu o vídeo comemorativo "Grazie, carissimo Don Ángel" (Obrigado, caríssimo P. Ángel) após o que o seu Vigário, P. Stefano Martoglio, e a Comunidade salesiana de Valdocco entregaram ao Reitor-Mor seus mais que simbólicos presentes.

Por fim, a Festa prosseguiu com um momento de celebração também para os Irmãos Salesianos da Comunidade da Sede Central Salesiana que neste ano comemoram aniversários significativos. Este segundo momento, coordenado pelo P. Placide Caravá, da Sede Central Salesiana, foi introduzido por um novo vídeo e concluído com uma homenagem a cada um deles pelo Sucessor de Dom Bosco.

Celebram o 25.° aniversário de Ordenação sacerdotal:

- o P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil;
- o P. Hugo Orozco Sánchez, Conselheiro para a Região Interamérica;
- o P. Jean-Claude Ngoy, Diretor da Comunidade da Sede Central Salesiana;
- o P. Javier Ortiz Rodríguez, a serviço da Paróquia do "Sacro Cuore", em Roma-Castro Pretório;

Celebram o 25.° aniversário de Profissão salesiana:

- o P. Rafael Bejarano Rivera, da Equipe de Pastoral Juvenil e Referente para as Obras Sociais;
- e o Sr. Alberto Rodríguez Marmol, Tesoureiro Geral.

Após a homenagem a todos eles e a execução de um canto a Dom Bosco, a Programação do dia prevê, ainda, um momento de ágape fraterno e, à noite, a recitação comunitária de Vésperas; um momento de espiritualidade com o Terço rezado pelo pátio de Valdocco; e a Adoração do SS. Sacramento, na Basílica de Maria Auxiliadora.

‘A boa-noite’ do Reitor-Mor fechará com chave de ouro mais esta sesquicentenária salesiana ‘Festa da Gratidão’.

RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022RM | Festa da Gratidão 2022

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana