Notícias Mundiais - Família Salesiana


Projeto Cagliero | A experiência de Jim, aposentado e voluntário

by SNFS | jul 13, 2022

Projeto Cagliero
ANS Díli | Há pessoas que depois de uma vida de trabalho decidem optar pelo merecido descanso; mas há também outras que, ainda cheias de energia, optam por colocar-se ao serviço completo dos outros, tornando-se voluntários missionários. Assim fez James Finlayson, aposentado irlandês criado na Austrália, que há vários meses colabora com a obra salesiana de Comoro, perto de Díli, Timor-Leste, por meio do Projeto Voluntário Cagliero.

 Projeto Cagliero, visite o site https://www.cagliero.org.au

Jim, como é mais conhecido entre as crianças que educa e serve, colabora especificamente nas atividades salesianas do Centro de Formação Profissional salesiano de Comoro. Com um passado de professor, ele não poderia perder a oportunidade, depois de se aposentar, de continuar a educar os jovens. Para isso, candidatou-se ao programa de voluntariado missionário da Inspetoria Salesiana da Austrália e Pacífico (AUL), o “Projeto Cagliero”, colocando-se à disposição dos salesianos de Timor-Leste.

Ele chegou em fevereiro passado e diz-se muito feliz com o seu serviço no local. Os Seus dias são, provavelmente, ainda mais corridos agora do que quando só trabalhava. Ele dedica-se diariamente ao ensino da língua inglesa em sala de aula e depois dá aulas de carpintaria para os alunos do curso de construção geral na oficina de carpintaria.

Versátil e bem-disposto, Jim move-se com a mesma facilidade tanto entre as carteiras, corrigindo as tarefas dos seus alunos, quanto entre tábuas e molduras de madeira. No seu trabalho com os alunos de carpintaria, ajudou-os recentemente a realizar modelos de diversos tipos de telhados de duas águas, bem como uma estrutura básica para fazer escadas de concreto – duas habilidades importantes para os carpinteiros.

"Desejamos ao Sr. Jim boa sorte e um bom prosseguimento da sua estadia em Timor-Leste; queremos também estender a nossa gratidão ao projeto Voluntário Missionário Cagliero por tê-lo enviado a nós: ele está realmente a ser uma grande ajuda ao Centro e aos Alunos”, comentam os Salesianos da Visitadoria ‘São Calisto Caravário’ (TLS).

O Projeto Cagliero foi criado em 2007 pela Inspetoria AUL e leva o nome do chefe da Primeira Expedição Missionária Salesiana, Giovanni (João) Cagliero. Fomenta a solidariedade entre as diversas Inspetorias da Região Ásia Leste-Oceânia e, em nome dessa solidariedade, os voluntários que a integram foram enviados não apenas para Timor-Leste mas também para a Tailândia, Camboja, Samoa, Zâmbia.

Os voluntários do Projeto Cagliero empenham-se por trabalhar à "maneira salesiana", o que significa que os jovens são colocados no centro de todo o trabalho. Desta maneira, oferece-se aos voluntários, jovens ou idosos, a possibilidade de contribuir para a missão de Dom Bosco, ou seja: servir as crianças e os jovens mais pobres e desfavorecidos, tornando-os bons cristãos e honestos cidadãos.

A comunidade da obra salesiana de Comoro, por sua vez, tem uma longa e frutífera tradição de acolhimento de voluntários, desde sua criação, em 1991.

Para melhor conhecer o Projeto Cagliero, visite o site https://www.cagliero.org.au

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana