Notícias Mundiais - Família Salesiana


Madre Yvonne Reungoat, nomeada membro do Dicastério para os Bispos

by SNFS | jul 15, 2022

FMA | Dicastério dos BisposANS Cidade do Vaticano | Quarta-feira, 13 de julho de 2022, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou, pela primeira vez, mulheres como membros do Dicastério para os Bispos: trata-se da Irmã Yvonne Reungoat, Superiora Geral emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); da Ir. Raffaella Petrini, Religiosa Franciscana da Eucaristia (FSE), Secretária Geral da Governadoria do Estado do Vaticano, e a Dra. Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações Femininas Católicas. Com elas foram nomeados mais onze entre Cardeais e Monsenhores.

A Madre Yvonne Reungoat foi a IX Superiora Geral das FMA. Nascida a 14 de janeiro de 1945, em Plouénan, França, emitiu a Profissão Religiosa como FMA a 5 de agosto de 1965. Doutora em Letras, História e Geografia pela Universidade de Lião, França, ensinou até 1980. Após os estudos dirigiu as comunidades de Lião e Paris (1977-1983); foi Vigária Inspetorial (1978-1983) e Inspetora em Paris (1983-1989). Em 1991 foi nomeada Superiora da Inspetoria Africana ‘Mãe de Deus’, com sede em Lomé (Togo). No Capítulo Geral 20 (CG20), em 1996, foi eleita Conselheira Geral ‘Visitadora’ e, em 2002, no CG21, Vigária Geral. Em 2008, no CG22 foi eleita Superiora Geral e no CG23, em 2014, confirmada no cargo.

Desde 2018, a Ir. Yvonne é Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI) e, desde 2019, membro da Congregação vaticana para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O Dicastério para os Bispos provê a tudo quanto se refere à nomeação dos Bispos (diocesanos e titulares) e dos Administradores Apostólicos e, em geral, à provisão das Igrejas Particulares, levando em consideração as propostas das Igrejas Locais, das Conferências Episcopais e das Representações Pontifícias, e após consultar os membros da Presidência da respectiva Conferência Episcopal e o Metropolita. Nesse processo, envolve – com formas apropriadas – também membros do Povo de Deus das Dioceses interessadas.

Recebida a notícia, a Madre Chiara Cazzuola, Geral das FMA, dirigiu à Ir. Reungoat sua mensagem de parabéns:

«Enquanto nos alegramos por mais esta nomeação, sinal da grande confiança da Igreja na sua pessoa e no Instituto, desejamos-lhe tudo de bom nesta sua missão. E, ainda que já próximas pelo afeto e gratidão, acompanhá-la-emos, neste novo caminho, com a oração e o empenho em nossa fidelidade à Igreja e ao Papa.

«Obrigado, Madre Yvonne por sua disponibilidade e pronta e serena resposta a este novo chamamento que, no ano em que celebramos os 150 anos da Fundação do Instituto das FMA, é um presente e sinal da fecundidade do carisma.

«Maria Auxiliadora preceda, guie e acompanhe o seu caminhar, como o fez desde as origens do nosso Instituto. E com todas as Filhas de Maria Auxiliadora do Mundo: ‘Feliz caminhada!’».

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana