Notícias Mundiais - Família Salesiana


Canonização de Artêmides Zatti, SDB

by SNFS | set 15, 2022

Cartaz Artemide ZattiANS Roma | A programação oficial dos eventos organizados pela Congregação Salesiana por ocasião da canonização do salesiano coadjutor Artêmides Zatti foi divulgada. Além do ato central do rito de canonização, que será presidido pelo Papa Francisco no domingo, 9 de outubro de 2022, estão previstos outros eventos importantes para os dias imediatamente anteriores e seguintes.

Sabe mais sobre Artêmides Zatti aqui

Na manhã de sábado, 8 de outubro, às 10 horas (UTC + 2), na Sala Paulo VI do Vaticano, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime; a seguir, serão oferecidos alguns testemunhos sobre a figura do futuro santo. Em seguida, às 12 horas, haverá uma audiência especial com o Papa Francisco para todos os salesianos e membros da Família Salesiana que se reuniram para a canonização de Zatti.

Na parte da tarde, haverá a possibilidade de fazer uma peregrinação guiada aos lugares de Dom Bosco em Roma, com itinerários para grupos linguísticos.

No domingo, 9 de outubro, a atenção de toda a Família Salesiana do mundo estará concentrada na Celebração Eucarística e no Rito de Canonização presidido pelo Papa Francisco no adro da Basílica de São Pedro. Junto com Artêmides Zatti, também será proclamado santo Giovanni Battista Scalabrini, Bispo de Piacenza, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo.

“São convidados a vir a Roma, de todas as Inspetorias do mundo, todos os irmãos coadjutores que, de acordo com seus respectivos Inspetores, queiram participar, comunicou o Reitor-Mor em carta enviada aos Superiores de todas as Circunscrições salesianas do mundo. A canonização de Artêmides Zatti será uma grande festa para todos nós salesianos, mas especialmente para nossos irmãos coadjutores”.

O Reitor-Mor solicitou a presença de todos os membros do Conselho Geral neste importante dia e estendeu o convite a todos os Inspetores das 91 Inspetorias e Visitadorias da Congregação. O Reitor-Mor também convidou os Bispos, Arcebispos e Cardeais salesianos que desejarem participar. “Será certamente um grande dia para toda a Igreja, para as Igrejas particulares e para a Congregação Salesiana”, explica o P. Á.F. Artime.

Os salesianos coadjutores que chegarão a Roma para a ocasião também são convidados a fazer uma peregrinação para visitar os lugares santos salesianos de Valdocco-Chieri e Colle Don Bosco, de 10 de outubro até a manhã de 14 de outubro de 2022.

No dia 11 de outubro, como parte da peregrinação, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim-Valdocco, o Reitor-Mor presidirá a Eucaristia de ação de graças pelo dom da santidade de Artêmides Zatti.

“Toda a Congregação e a Família Salesiana são convidadas a celebrar uma Eucaristia de ação de graças no mesmo dia e em todas as partes do mundo salesiano, em comunhão com aquela que celebraremos em Valdocco” conclui o X Sucessor de Dom Bosco.

Para participar nos eventos do sábado, 8 de outubro, na Sala Paulo VI, clique aqui.

Para informações e ingressos, escrever para mfrangapane@sdb.org

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana