Notícias Mundiais - Família Salesiana


Missões | Destino Missão

by SNFS | set 23, 2022

Testemunho MissionárioANS Castelnuovo Don Bosco | Entre os participantes da 153.ª Expedição Missionária Salesiana, que no dia 25 de setembro recebem a Cruz Missionária das mãos do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, encontramos Sansão Manuel Sebastião Gonçalo, natural de Angola, destinado à missão em Cabo Verde. Hoje, ele partilha com os leitores da ANS as suas reflexões e considerações.

O que o levou a escrever a carta de disponibilidade para as missões?

No meu caminho vocacional encontrei vários salesianos que despertaram em mim este desejo de vida missionária ad gentes. Dentre estes, merece uma menção especial o P. Marcello Civati, o primeiro salesiano que conheci. O seu zelo apostólico pelos mais pobres foi uma inspiração. Depois veio o P. Roberto Mussante, que não foi apenas o padre que me batizou, mas também quem me acompanhou no grupo vocacional e me convidou a ser salesiano. Por fim, quero lembrar o salesiano Coadjutor Gaston Fontaine, que foi o meu Diretor Espiritual e me ajudou a discernir a minha vocação missionária.

Como as pessoas próximas a você reagiram à sua escolha missionária?

No início pensaram que fosse uma brincadeira ou que, de qualquer forma, eu mudaria de ideia assim que começasse a percorrer este caminho. Mas depois perceberam que eu estava a falar a sério e, a partir daquele momento, ofereceram-me um grande apoio. A família do lado materno, em particular, tem estado muito próxima. Eles pertencem à Igreja Metodista Unida de São Paulo-Cuca e juntos criamos um ambiente ecumênico muito bonito.

Está prestes a ser enviado para Cabo Verde: está feliz com este destino?

Estou muito feliz por ser enviado para Cabo Verde. Parece-me que o povo cabo-verdiano é muito rico em valores humanos e cristãos e, juntamente com os valores da minha cultura, enriquecidos por uma missão partilhada de “vida e trabalho” com a comunidade salesiana, tenho a certeza que crescerei na "Sequela Christi" e na fidelidade à herança carismática de nosso Pai, São João Bosco.

Tem algum modelo missionário que queira imitar?

Tenho em mente os salesianos que deram a vida por Angola, como os padres Domingo Nokonoko, Agostinho Nazareno Pascoalini, Dionísio Pacheco Aldea e Filiberto Rodrigues, além do Sr. Núncio Randisi. Estes Filhos de Dom Bosco doaram-se inteiramente pela juventude pobre do meu amado país.

Que mensagem sobre a vocação missionária deseja enviar aos jovens?

Queridos jovens, se ouvirem o chamamento de Jesus à vida missionária, sigam o conselho de sua mãe, Maria, porque Jesus transforma nossa água de medo, insegurança e incerteza em vinho de alegria e paz para muitos. São João Bosco diz: "Confia em Maria e verás o que são milagres".

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana