Notícias Mundiais - Família Salesiana


RM | Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

by SNFS | set 27, 2022

Congresso dos Serviços Sociais

ANS Turim | De 28 de setembro a 2 de outubro, será realizado, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, cujo objetivo é fortalecer a identidade carismática da ação pastoral.

O evento, coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, prevê uma delegação de cada uma das 91 provincias salesianas dos 134 países do mundo, composta por pessoas que atuam nas suas obras e serviços sociais, num total de cerca de 300 participantes, leigos e consagrados.

“Dom Bosco viu claramente o significado social de sua obra. Trabalhamos em ambientes populares e para os jovens pobres. Colaborando com eles, educamo-los para as responsabilidades morais, profissionais e sociais, e contribuímos para a promoção do grupo e do ambiente. Como religiosos, participamos no testemunho e no empenho da Igreja em favor da justiça e da paz. Conservando-nos independentes de toda a ideologia e política de partido, recusamos tudo aquilo que favorece a miséria, a injustiça e a violência, e colaboramos com todos aqueles que constroem uma sociedade mais digna do homem. A promoção, a que nos dedicamos em espírito evangélico, realiza o amor libertador de Cristo e constitui um sinal da presença do Reino de Deus.”, afirmam as Constituições dos Salesianos de Dom Bosco (Art. 33).

“O mundo existe para todos, porque todos nós, seres humanos, nascemos nesta terra com a mesma dignidade. As diferenças de cor, religião, capacidade, local de nascimento, lugar de residência e muitas outras não podem antepor-se nem ser usadas para justificar privilégios de alguns em detrimentos dos diretos de todos. Por conseguinte, como comunidade, temos o dever de garantir que cada pessoa viva com dignidade e disponha de adequadas oportunidades para o seu desenvolvimento integral", diz a Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti (n. 118).

Em sintonia com este espírito e com estes propósitos, os participantes do Congresso OSSS viverão quatro dias de discussão e partilha, animados por vários oradores importantes, entre os quais: Cardeal salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais; P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos; P. Miguel Ángel García SDB Conselheiro para a Pastoral Juvenil; Senhor. Jean Paul Muller SDB, Ecónomo Geral da Congregação Salesiana; P. Michal Vojtas, Vice-Reitor da UPS; e o P. Rafael Bejarano SDB, referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do congresso.

Os participantes serão recebidos em Valdocco a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, para poder iniciar plenamente as atividades a partir da manhã de quinta-feira. Nos três primeiros dias o plano de trabalho será o mesmo: uma Lectio Divina na parte da manhã, sobre o trecho evangélico que narra o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lc 7, 11- 17), por Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade e ligado ao ambiente salesiano, e pelo P. Bejarano.

Na sequência, será apresentada a palestra central do dia:

- Na quinta-feira, 29 de setembro, o Cardeal Rodríguez Maradiaga apresentará o tema: “A abordagem social da Igreja”;

- Na sexta-feira, 30 de setembro, o P. Vojtas falará sobre o tema: "A evolução da dimensão educativa e da pedagogia salesiana"

- No sábado 1 de Outubro, o Dr. Carlos Ballesteros, Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madrid, falará sobre "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

Após as palestras e um momento de perguntas e respostas, o Reitor-Mor, P. Á.F. Artime moderará um fórum com os jovens, para aprofundar o papel dos Ex-Alunos salesianos nas obras sociais.

As três manhãs também oferecerão uma grande variedade de minicursos sobre o trabalho salesiano com os jovens mais necessitados; enquanto as atividades da tarde serão dedicadas à exposição de boas práticas realizadas em todas as partes do mundo, à celebração da Eucaristia e a momentos de fraternidade, aprofundamento de outros temas específicos e ao trabalho por regiões ou continentes.

No domingo, 2 de outubro, haverá a última sessão de minicursos e a etapa final do fórum de jovens, com o Reitor-Mor, antes das conclusões finais, pelo P. García Morcuende, e a Missa de encerramento, que será presidida pelo P. Á .F. Artime.

Durante o evento, todos poderão visitar o "Museu Casa Dom Bosco" de Valdocco.

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana