Notícias Mundiais - Família Salesiana


Bosco Sevana | A casa-família que acolhe e ajuda a educar crianças

by SNFS | out 07, 2022

Sri Lanka | Missão Bosco Sevana
ANS Uswetakeiyawa | Entre as várias casas salesianas animadas pelos Filhos de Dom Bosco da Visitadoria "São José", do Sri Lanka, há uma obra social dedicada à recuperação de jovens pobres e necessitados: é o Centro "Bosco Sevana", localizado na pequena cidade costeira de Uswetakeiyawa, no Sri Lanka. Construído e inaugurado há mais de 25 anos, em 1996, como centro de reabilitação de crianças vítimas de abuso sexual, o local conseguiu combater eficientemente os índices de abuso infantil no distrito e foi transformado num lar de acolhimento para crianças onde os mais pobres, marginalizados e vulneráveis - ​​como as crianças de rua ou órfãs - são acolhidos e ajudados a se tornarem cidadãos responsáveis.

Missão Bosco Sevana

A realidade de Uswetakeiyawa, no entanto, é ainda hoje difícil. A pequena vila localizada perto de Negombo é um dos maiores centros comerciais do país e sua área conta com uma grande população bilíngue (cingalesa/tâmil), de maioria católica, conhecida pelas suas longas praias e pela indústria pesqueira. A maior parte da sua população é composta por famílias de pescadores muito pobres, que realizam trabalhos sazonais e saem para pescar em lugares distantes, deixando os seus filhos sem supervisão.

Esses menores, a maioria entre 7 e 16 anos, acabam por crescer sozinhos, tornando-se muito cedo vítimas de drogas e abuso sexual. O resultado é uma taxa de evasão escolar de mais de 53%. A crise política que atingiu o país é, na verdade, apenas o mais recente dos problemas que agravam uma situação que já era dramática para a população.

Diante destas dificuldades e reconhecendo o valor prioritário da ação salesiana realizada no "Bosco Sevana", a grande máquina da solidariedade internacional mobilizou-se. A “Missioni Don Bosco” (Procuradoria Missionária Salesiana de Turim) lançou um projeto para apoiar as despesas de gestão do centro, que atualmente acolhe 30 menores em situação de vulnerabilidade.

Ao longo dos anos, a entidade conseguiu sustentar-se graças à generosidade de pessoas e organizações locais. Todavia, devido à atual crise económica na ilha, o valor arrecadado já não é suficiente para cobrir as despesas, ​​e os religiosos locais precisam de ajuda para continuar a oferecer um futuro melhor aos menores que se encontram sob a proteção de Dom Bosco.

O objetivo do projeto é múltiplo: garantir aos menores uma alimentação saudável e uma assistência válida sanitária; fazer com que frequentem a escola do estado mais próxima; fornecer aulas de reforço educativo - que também beneficiam outras crianças da região, além de oferecer a oportunidade de crescer num ambiente familiar protegido, com momentos de desporto e lazer.

Mais informações: Missão Bosco Sevana


Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana