Notícias Mundiais - Família Salesiana


FMA | Festival e Vigília missionária em São João de Latrão

by SNFS | out 20, 2022
FMA | Festival e Vigília missionária em São João de Latrão
INFOSFERA CGFMA | Roma (Itália) - A 15 de outubro de 2022, por ocasião do Outubro missionário e próximo ao Dia missionário mundial, realizou-se o Festival missionário e a Vigília de Oração na Basílica de São João de Latrão em Roma.

À tarde, no pátio do Palácio Lateranense, realizou-se o Festival Missionário sobre o tema “Sereis testemunhas de mim” (Atos 1,8), da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Missionário Mundial, promovido pelo Centro missionário Diocesano, pelo Conselho Diocesano dos Institutos Religiosos Missionários e pela Equipe Fraterna Itinerante Missionária (Efim).

Durante o Festival, momentos de animação e testemunhos alternaram-se com canções tocadas pela banda de música 70vezes7. Além disso, no pátio, animado pela música, pelas cores, pela viva criatividade dos diversos carismas missionários, foram montadas exposições missionárias, enquanto sob os pórticos dispuseram-se os estandes de realidades empenhadas nos cinco continentes.

O Setor das Missões do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em colaboração com a Coordenadora Inspetorial das Missões ad gentes da Inspetoria São João Bosco (IRO), Ir. Ilaria Fara, e com o Delegado Nacional da Animação Missionária Itália dos Salesianos de Dom Bosco, P. Francisco De Ruvo, montou um estande no qual foram mostradas as terras de missão onde estão presentes as FMA.

Ao mesmo tempo, algumas missionárias FMA, que frequentam o Curso de Atualização Pastoral Missionária na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e alguns jovens da Animação Missionária da Inspetoria IRO que viveram a experiência missionária no verão de 2022, trouxeram o próprio testemunho missionário projetando vídeos.

No final da tarde, os participantes dirigiram-se à vizinha Basílica de São João de Latrão para a Vigília Missionária presidida por Dom Benoni Ambarus, Bispo auxiliar de Roma, Delegado Diocesano para a Caridade e para os Migrantes, durante a qual 21 religiosos e religiosas pertencentes a diversos Institutos, que partirão para a missio ad gentes – incluindo oito neo- missionárias e uma missionária FMA – receberam o mandato missionário.

Na Vigília estavam presentes a Superiora Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, algumas Conselheiras Gerais, as Noviças e as FMA das diversas casas de Roma, que participaram deste momento particular de envio. Na homilia, o Bispo exortou missionários/as que partem a terem confiança no Espírito Santo, com a certeza de que Ele guia, age em cada um/a e precede nos lugares para onde cada um/a é enviado/a.

Em nome da Igreja de Roma, Dom Benoni expressou a gratidão aos que partem em nome da Igreja:

“Agradecemo-vos  por vossa disponibilidade para partir. Ireis ao mundo em nome de todos nós. Todos recebemos o dom da fé, graças ao testemunho de alguém que nos deu o exemplo e o testemunho da fé. Partis, mas também nós queremos renovar a disponibilidade da nossa fé”.

No final da vigília missionária, a Madre convidou as neo-missionárias, as colaboradoras do Setor, os que contribuíram para a montagem do estande e a preparação da Vigília, no Noviciado Internacional Irmã Teresa Valsè Pantellini de Roma para um momento de fraternidade , de convívio simples, salesiano e eclesial, pequeno gesto concreto do “Sereis testemunhas de mim”.

cgfmanet.org |

FMA | Festival e Vigília missionária em São João de LatrãoFMA | Festival e Vigília missionária em São João de LatrãoFMA | Festival e Vigília missionária em São João de Latrão

Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana