Notícias Mundiais - Família Salesiana


Guiné Equatorial | "Formação profissional para jovens mães de Malabo"

by SNFS | nov 04, 2022

Guine Equatorial | Mães adolescentes

ANS Malabo | A Guiné Equatorial é um país que vive uma profunda crise económica causada pela queda do preço do petróleo à escala global. A pobreza em que a maioria da população já vivia agravou-se ainda mais com a perda de trabalho causada pelo encerramento de usinas de óleo.

Num dos bairros mais pobres de Malabo, capital da Guiné Equatorial, estão os Filhos de Dom Bosco, empenhados na direção de uma Paróquia, a animação de um oratório e de um centro juvenil, além de administrar duas escolas - uma primária e uma secundária - e mais um centro profissional.

Centro de formação profissional Malabo

Neste centro profissional, a Fundação DON BOSCO NO MUNDO, órgão da Congregação Salesiana que visa a promoção, o apoio e o desenvolvimento das Obras e Missões Salesianas no mundo, realiza um importante projeto. Trata-se de um programa destinado a mães muito jovens, em particular às mães que abandonaram a escola devido a uma gravidez precoce, por serem repudiadas pela família de origem ou por terem filhos não reconhecidos pela família paterna.

A comunidade salesiana de Malabo, de fato, é particularmente discriminatória em relação às jovens grávidas e às jovens mães: a lei as proíbe de frequentar a escola.

Impedidas de se educar e de aprender um ofício, elas acabam presa de um sistema que as estigmatiza, pune, rejeita e distancia, sem a possibilidade de se integrarem na sociedade e de poderem aspirar a um trabalho digno.

Neste contexto particularmente complexo, os salesianos criaram o projeto "Formação profissional para jovens mães de Malabo", que envolve 30 adolescentes grávidas ou com filhos recém-nascidos, oferecendo a elas a possibilidade de ter acesso a programas de formação diferenciados, com base nas necessidades de cada uma.

Para saber mais sobre este e outros importantes projeto visite a Fundação Dom Bosco no Mundo.


Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana