Notícias Mundiais - Família Salesiana


RM | Dia Missionário Salesiano 2022

by SNFS | nov 14, 2022

Dia Missionario Salesiano 2022

ANS Roma | Dia 11 de novembro, o Conselheiro Geral para as Missões, P. Alfred Maravilla, falou acerca do tema do Dia Missionário Salesiano deste ano.

As redes sociais permitiram que também o povo se pudesse conectar-se a nível global. Permite a cada um de nós uma atualização reciproca sobre o que acontece nas nossas vidas, partilhar ideias poderosas e convidar as pessoas a conhecer Jesus Cristo. É verdade que as redes sociais podem de alguma forma prejudicar as relações interpessoais autênticas. Podem também ser utilizadas como plataforma para a distribuição e o acesso a material que causa danos morais, sociais e espirituais. Entretanto, as redes sociais tornaram-se no nosso pátio virtual. É importante por isso que passemos da demonização dos Meios à educação dos jovens para o seu uso correto e ao desenvolvimento do seu potencial de evangelização.

A fim de comunicar Cristo hoje através das redes sociais é necessário que nos liguemos à mentalidade dos ‘Milleniais’ e da ‘Geração Z’. O testemunho credível é uma condição para comunicar Cristo. No mundo virtual o testemunho implica visibilidade (manifestamos visivelmente a nossa identidade católica), da verdade (asseguremo-nos de ser profetas da verdade e não das noticias falsas) e da credibilidade (as imagens que apresentamos reforcem a mensagem que queremos comunicar).

 A Fé deve ser apresentada aos Millennials e à Geração Z de maneiras novas e envolventes. Por sua vez, isto abrir-lhe-á a possibilidade de partilhar a Fé com os seus próprios pares.

O primeiro anúncio não se deve referir à doutrina cristã a ser ensinada. Antes de promover uma experiência envolvente e entusiasmante, capaz de suscitar o desejo de procurar a verdade e o interesse pela pessoa de Jesus. Esta, eventualmente, leva a uma primeira adesão a Ele, ou à revitalização da Fé n'Ele. O primeiro anúncio é aquela centelha que leva à conversão. Depois dele, segue-se o processo de evangelização através do catecumenato e da catequese sistemática. Sem o primeiro anúncio que leva a uma opção pessoal por Cristo, qualquer esforço de evangelização será estéril. O primeiro anúncio é a base da nova evangelização.

Ao invés, o desafio para cada pastor-educador salesiano, para cada animador de jovens, não é fazer conteúdo para as redes sociais. A sua tarefa é formar e acompanhar os próprios Millennials e a Geração Z para que, nas redes sociais, possam criar conteúdo baseado na Fé, para si e para os seus colegas, despertando o interesse em conhecer a pessoa de Jesus Cristo. Na realidade, os meios de comunicação social são hoje um fórum privilegiado para comunicar Cristo aos jovens.
Cabe a cada um de nós usá-los com criatividade missionária!

Vídeo Dia Missionário 2022

Clique aqui para o texto completo


Aqui poderá consultar notícias, e informações sobre eventos, relativas à Família Salesiana espalhada por todo o Mundo.




© 2014 Família Salesiana